7 Sinais de que está na hora de mudar de imóvel

Está tudo bem e tranquilo, quando de repente uma ideia surge em nossa vida. E aí os questionamentos começam: mudo ou não mudo de casa? Será que esse é um bom momento para sair de onde estou, renovar os ares e deixar meu imóvel e estilo de vida atual para trás? Posso? Devo? Quanto vou investir? O que ganho e perco com isso?

Essas são perguntas comuns a todos em algum momento da vida. Por ser algo grande, um momento marcante que movimenta grandes responsabilidades e planejamentos, a mudança pode sim gerar essa dificuldade de escolha.

Nessas horas, é importante calma e discernimento para avaliar se essa é realmente a melhor opção para você. Espere um pouco, veja se essa não é uma decisão puramente emocional. Considere pouco a pouco cada fator que essa realização envolve.

Decidir sobre mudar de lar não é tão difícil quanto parece e só pede atenção a alguns pequenos fatores, internos e externos, que podem esclarecer as coisas para você. Caso esteja ainda buscando uma “luz” para saber se a mudança é realmente necessária, a Forme separou 7 sinais que denunciam que essa é uma boa hora. Confira:

1. Casamento
O casamento é um dos principais motivos para a mudança. O começo de uma vida nova em casal torna imprescindível a adoção de um novo lar. A relação está dando certo e vocês já estão planejando o futuro, alinhando os objetivos de vida? Talvez essa seja uma boa hora para buscar uma vida a dois em um novo lugar!

2. Independência
Não precisar estar a dois para pensar em mudar. Solteiros e solteiras do mundo todo têm, cada vez mais, buscado a sua independência em um imóvel próprio. Isso traz inúmeras vantagens em relação à liberdade e à independência, embora também exija muita organização e responsabilidade. Querendo ou não, sempre chega a hora que bate a vontade de sair do ninho. Se esse é o seu caso, comece a planejar!

3. Crescimento da família
Não existe motivo mais legítimo para aumentar o tamanho do lar do que isso. “Onde nossas crianças poderão brincar, correr, fazer amizades e muita bagunça?”. Pois é, se o apartamento ficou pequeno demais para o novo berço, chegou a hora de pesquisar novas moradias.

4. Busca da casa própria
A instabilidade de viver em uma casa alugada pode cansar. Embora muitos se encaixem perfeitamente nesse estilo de vida e sejam até verdadeiros defensores do aluguel, não ter um imóvel próprio pode tirar o sono de outros. Seja pelas contas que sempre aparecem no fim do mês ou pela segurança financeira que a pessoa deseja proporcionar à família, a busca pela casa própria é também um motivo bem comum para mudar de casa.

5. Localização
Mudou de emprego? De estilo de vida? Quer morar mais perto do trabalho ou do centro da sua cidade? Então não existe nada mais natural do que também mudar de casa. Essa escolha pode poupar muitos gastos com transporte. Gastos de dinheiro e de tempo. Se você está se sentindo distante dos seus afazeres diários, talvez seja uma boa começar a planejar uma nova mudança!

6. Conforto e infraestrutura
Tamanho da casa ou apartamento, opções de lazer, vizinhança… Existem muitos outros fatores que influenciam na hora da decisão e indicam que está na hora de buscar um novo lar. Mas aqui, podemos reunir em um fator só: conforto e infraestrutura. Do que adianta habitar um lugar onde você não se sente bem? Se está desconfortável com as opções que o seu imóvel oferece, fique atento. Essa é a hora de mudar!

7. Segurança
Segurança é prioridade na vida de qualquer pessoa. Esse é um sinal claro e facilmente observável que a mudança é necessária. Problemas no bairro e na vizinhança como histórico de alguma criminalidade podem tirar o conforto e o bem estar de qualquer um. Opte por um bairro mais tranquilo ou mesmo por um condomínio!

E então, alguns desses sinais se encaixam na sua vida ou na de alguém que você conheça? Quais? Deixe o seu comentário em nossas redes sociais e compartilhe esse conteúdo para outras pessoas.

Se gostou das dicas, siga-nos nas redes sociais e continue acompanhando os nosso conteúdos. Estamos no Facebook e no Instagram.