Como viver em harmonia com seus vizinhos

Conviver em sociedade requer um certo esforço. Um esforço leve e alegre para criar e manter o respeito, a tolerância e o entendimento sempre presentes. Muitas vezes precisamos abrir mão de alguns hábitos que nos impedem de criar bons relacionamentos e geram situações desagradáveis.

Em condomínios e habitações conjuntas, diversas situações de desarmonia podem se criar em decorrência da divergência de interesses, hábitos e mentalidades. Esses são lugares onde as pessoas passam a maioria de seu tempo e tudo o que querem é levar a vida de uma forma que lhes agrade. Por isso, alguns atritos podem sim acontecer.

Mas isso não é o fim do mundo. Existem alguns fatores básicos que fazem uma completa diferença no dia a dia e podem ajudar a evitar e gerenciar conflitos, bem como tornar o ambiente condominial muito mais feliz e harmônico. Arrisca algum?

Veja 5 valores que devem ser preservados para a harmonia entre vizinhos:

Educação
A educação transforma tudo. Pode parecer pouca coisa, mas atitudes simples como cumprimentar, agradecer e dar passagem fazem uma grande diferença no condomínio. Se você mora no mesmo prédio que a pessoa e habitualmente se depara com ela, por que não estabelecer uma relação saudável e amigável?

Respeito
Muito além da educação para com uma pessoa em particular, o respeito em condomínios é uma atitude de apreço a todos. Trata-se de conhecer e cumprir as regras, como não fazer barulho alto (especialmente depois das 22h), trafegar pela área de serviço quando necessário, devolver o carrinho de compras no lugar certo e evitar atitudes que possam incomodar.

Bom senso
O bom senso está muito relacionado ao respeito. Trata-se da competência de cada um de reconhecer o espaço alheio e de agir de forma adequada em cada situação. Evitar uma fofoca, estacionar o carro dentro dos limites da vaga, comunicar quaisquer festas e eventos aos vizinhos e até mesmo perguntar se o elevador está subindo ou descendo se enquadram aqui.

Bom humor
Nada melhor para quebrar o gelo do que uma boa dose de bom humor. O sorriso aproxima as pessoas e torna qualquer ambiente muito mais agradável e harmônico. Então não tenha medo de fazer um comentário agradável, amigável, leve e bem humorado nos corredores e elevadores. Isso pode ser inclusive o que faltava no dia daquela pessoa com que você interagiu.

Paciência
Todas os valores citados anteriormente são coisas que bom ser trabalhadas e melhoradas em nós mesmos. Mas, infelizmente, nem todas as pessoas estão interessadas na boa convivência. Se presenciar alguém desrespeitoso, sem educação ou bom senso, converse calmamente com ela e busque não perder a paciência. Se o problema for muito grave ou algo que te incomode muito e a pessoa não estiver aberta a diálogo, converse com o síndico e discuta as atitudes que podem ser tomadas.

Através dessas dicas simples, podemos viver uma vida com muito mais qualidade e garantir que esse ambiente tão importante para todas as pessoas que ali moram permaneça tranquilo, harmônico e confortável de se habitar.

Vale a pena se esforçar para manter tudo isso, concorda?

Siga a Forme nas redes sociais e tenha acesso a mais conteúdos como esse. Continue acompanhando o nosso blog!